11-03-2022
Evaristo Amaro, Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, António Ramos, Presidente da União das Freguesias e Bruno Sustelo, secretário da UF são os delegados presentes entre hoje e domingo no 18ºCongresso da ANAFRE, Associação Nacional das Freguesias.
No primeiro dia de trabalhos foi dada a garantia que, após a aprovação do Orçamento Geral do Estado, as freguesias poderão candidatar-se a fundos europeus no PT2030, podendo-o fazer já este ano. A União das Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira considera esta garantia muito relevante e tem intenção de poder avaliar as possibilidades de candidatura, uma vez que tais fundos podem ser aplicados em investimentos para melhoria das freguesias.
Também foi referido que através do PRR, existirão fundos para a transição digital das freguesias, o que pode tornar inúmeros serviços mais rápidos, mais digitais e menos burocratizados.
António Ramos, Presidente da UF referiu ainda que "a expetativa da UF para com o Primeiro Ministro é que estas situações possam de facto acontecer e que as freguesias, além dos fundos comunitários, possam beneficiar de mais descentralizações de competências, com o natural reforço financeiro. Não temos receio de trabalhar para melhorar a vida das populações, mas precisamos de ter autonomia em mais área e recursos para garantir a execução dessas obras. Também trazemos a este congresso a efetiva esperança que possa haver um reforço e revisão do estatuto do eleito local e mais avanços na reorganização administrativa. "
© 2024 União das freguesias - Salvador e Santa Maria da Feira | Todos os direitos reservados.